O “Projecto Integrado, de Prevenção e Gestão de riscos naturais e tecnológicos para o Entre Douro e Vouga”, desenvolvido pela Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) em conjunto com os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, promoveu a elaboração de planos de emergência de Proteção Civil municipais e ações de divulgação e sensibilização no domínio da Proteção Civil.
A prestação de serviços de revisão dos planos de emergência para os municípios do Entre Douro e Vouga e ações de divulgação e sensibilização no domínio da proteção civil foi adjudica a empresa Municípia, especializada em cartografia e sistemas de informação.
De forma a apostar num cariz inovador e tecnológico, foi criada a Plataforma Digital do Entre Douro e Vouga (EDV) – Proteção Civil no EDV | On Line. A página permite uma maior coerência do projeto intermunicipal, a nível estrutural, e uma maior eficiência ao nível das competências de gestão de risco, da organização e da continuidade temporal.
Na plataforma de atualização e consulta, estarão disponibilizados todos os conteúdos e informações comuns aos cinco municípios, nomeadamente todos os conteúdos e cartografia produzidos.
Os planos municipais de emergência da Proteção Civil encontram-se em fase de aprovação, aguardando o parecer da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).
O “Projecto Integrado, de Prevenção e Gestão de riscos naturais e tecnológicos para o Entre Douro e Vouga” foi financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
www.protcivil.amtsm.pt