A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra) promoveu, no dia 27 de Março, no Europarque, o seminário “EDV 2020 – a crescer com a área metropolitana do Porto”.
A organização do evento pretendeu apresentar publicamente os objectivos e prioridades para o período de programação 2014 – 2020 dos municípios do Entre Douro e Vouga (EDV).
O evento contou com a presença de José Pinheiro, Presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, Hermínio Loureiro, Presidente da Área Metropolitana do Porto, e com Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
A região do Entre Douro e Vouga é um enorme ativo da Área Metropolitana do Porto com um forte potencial de crescimento tirando partido da sua marcada vocação industrial.
O conjunto dos municípios que integram a AMTSM concentram uma parte muito significativa de três importantes setores produtivos – moldes, metalomecânica e cortiça – e um nicho diferenciador de um outro – o calçado.
Esta representatividade em termos de especialização produtiva tem vindo a ser alcançada por força do aproveitamento da bolsa de emprego gerada localmente o que leva o território a fechar-se sobre a sua própria centralidade mas abrindo-se ao mundo por força da dinâmica inovadora da sua produção hoje presente em mais de uma centena de países.
Estes e outros temas estiveram em debate no Europarque, divididos por três painéis: Produto e Emprego; Sustentabilidade – Cidades, Natureza e Energia e Social+, Solidariedade e Inovação.