115 anos da primeira viagem na linha do Vale do Vouga

  • 23.11.2023

 

 115 anos da primeira viagem na linha do Vale do Vouga

- 23 de novembro de 1908 -

 A linha do Vouga é, desde o final da primeira década do século XX, o canal de transporte de pessoas e mercadorias de e para esta região. Apesar da evolução dos modos de transporte e da implementação de transportes alternativos não se apostou na sua modernização, apesar de esta linha continuar a justificar a sua existência e ser ela própria, hoje em dia, uma alternativa às alternativas que foram criadas ao longo dos anos e que hoje têm, como sabemos, grandes custos ambientais. Também a nível turístico, que é uma aposta do país, a sua modernização se justifica e é imperativa. As populações das terras de Santa Maria anseiam por uma linha funcional, rápida e confortável e que sirva os aglomerados urbanos dos Municípios e seja um verdadeiro meio de mobilidade.

A sua inserção e mais-valias criaram marcas profundas no território. Falar do “Vouguinha” é sinónimo de histórias, cultura, património. Trata-se por isso de uma marca identitária deste território que ultrapassa a função de modo de transporte.

O projeto “Á Volta do Vale das Voltas - programa integrado intermunicipal de dinamização cultural das Terras de Santa Maria”, liderado pela Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, consistiu num conjunto de ações, programadas em rede para os seis concelhos das Terras de Santa Maria, com estruturas programáticas complementares, assentes numa temática comum e de elevada relevância cultural.

A partir da valorização do Vouguinha e das facetas que assume, a AMTSM levou a cabo um programa que contribuirá, seguramente, para o reforço da marca identitária da Linha do Vouga. Um dos resultados desse projeto é o filme que agora temos oportunidade de partilhar convosco.

 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies. Saber mais