Mensagem do Presidente

Trabalhando em conjunto, os municípios reforçam as suas condições de desenvolvimento, contribuindo para o progresso da região no seu todo, através da criação de sinergias em áreas estratégicas, daí resultando benefícios para as respetivas populações.

A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) é um exemplo da capacidade de cooperação das autarquias, realidade que queremos potenciar, aprofundando projetos comuns e colocando em prática novas iniciativas que tragam vantagens para as mais de 300 mil pessoas que vivem nos seis concelhos que constituem a AMTSM.

A revitalização da Linha do Vouga, o acolhimento de animais abandonados e a promoção turística da região são desafios a que os nossos seis concelhos estão a dar resposta de forma articulada, no seio da AMTSM, que tem a seu cargo a gestão de importantes estruturas, como o Sistema de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais (STAR), o Canil Intermunicipal e o Parque Empresarial para a Recuperação de Materiais (PERM).

Sendo esta uma região reconhecida por um assinalável dinamismo económico, patente em diferentes setores de atividade, a indústria será sempre um pilar fundamental do seu progresso, desde a mais tradicional à tecnológica, passando por áreas emergentes como a criatividade e o turismo, que, no fundo, promovem e valorizam a riqueza histórica e cultural destas terras e das suas gentes.

Traduzida na posição cimeira que a região ocupa ao nível das exportações, essa força empresarial é uma das marcas identitárias deste território diversificado que se estende desde a serra até ao mar. Os seis concelhos que o constituem formam, com as suas características próprias, um todo que se distingue por uma assinalável diversidade, mas também complementaridade, fatores determinantes na sua afirmação no contexto nacional e internacional.

Essa realidade justifica e motiva o próprio crescimento da AMTSM, que completa o seu 35.º aniversário a 12 de setembro de 2020 e que tem pela frente o desafio de se assumir cada vez mais, à entrada desta nova década, como um fórum de trabalho conjunto e uma voz de promoção das nossas causas comuns, aprofundando o seu papel no desenvolvimento da região e nas suas conquistas sociais, culturais e económicas. 

 

Jorge Vultos Sequeira
Presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria

 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies. Saber mais